segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Inclusão Social e Digital para Idosos.

Projeto Amigo Feliz


O idoso tem muitos direitos  e um deles é o de frequentar espaços comunitários. É muito importante que os vínculos comunitários sejam preservados e em alguns casos resgatados, para que o indivíduo possa conhecer pessoas diferentes, expressar e manifestar seu interesse pelo conhecimento e ainda participar de atividades que lhe proporcionem prazer  e satisfação. 

O Grupo Autoajuda-Mauá fundado pela presidente Sandra Garcia, criou um espaço, onde toda quarta- feira são oferecidas atividades voltadas para o público da terceira idade, os idosos que participam do encontro semanal com a presidente do grupo têm mostrado profundo interesse em frequentar o espaço, onde eles podem aprender e contribuir com seus conhecimentos.

O projeto é oferecido para idosos com idade igual ou superior a 60 anos de idade e visa resgatar a autonomia e a autoestima dos usuários, melhorando a qualidade de vida de cada um através dos serviços e atividades oferecidas. Este projeto é muito importante para sociedade e trará como retorno um envelhecimento ativo, além da satisfação e do bem-estar do público atendido.






Com a execução desse projeto a presidente Sandra Garcia pretende trazer para o Espaço de Convivência os homens que se aposentaram e não realizam nenhum tipo de atividade  e as mulheres que  deixaram o convívio social e passaram a cuidar de filhos, arrumação da casa, netos e animais de estimação e acabaram se esquecendo delas mesmas. Sandra enfatizou que esse projeto irá proporcionar aos participantes um espaço para conversa e entretenimento.

Participam do projeto os seguintes profissionais: uma assistente social, uma enfermeira e uma farmacêutica, os profissionais irão acompanhar e avaliar o desenvolvimento dos idosos no projeto.

Nos próximos meses será inaugurado o espaço de inclusão digital, onde os idosos terão contato com a tecnologia através de aulas de informática básica, navegação na internet e aulas de como acessar e usar as redes sociais com segurança e disciplina.




Escrito por: Sheila Bueno - Assistente Social

sábado, 14 de janeiro de 2017

Equidade e Justiça social


Capa para bloco de notas!

Capa pronta

Pistola de cola quente, tesoura, elástico, fita de 3 centímetros, capa de caderno, 
folha de sulfite para forrar
a parte de dentro: inicie cortando a capa do caderno do tamanho que 
você achar melhor, corte as duas partes do mesmo tamanho, em seguida corte a fita da vertical 
e da horizontal, a da horizontal eu cortei maior para alcançar a largura da capa aberta e da vertical cortei 
vários pedaços do mesmo tamanho, depois  passei dentro da outra fita como se estivesse costurando.


Por fim colei e finalizei com um laço.




Aqui eu mostro como ficará o bloco de notas 
dentro da capa, ele fica preso com um pedaço de elástico.